segunda-feira, 30 de junho de 2008

Do meio da floresta para o Brasil

Antes de ir para a cama neste último domingo dia 29 de junho, liguei minha TV na Band. Achei estranho ouvir uma batucada e ver alegorias gigantes de carnaval. "Mas estamos em junho!", pensei. Quando parei para entender o que acontecia descobri que era uma aspirante a jornalista bem desinformada! Aquilo na TV era o Festival de Parintins, em sua 43° edição, que terminou com a vitória do Boi-bumbá Caprichoso!


Apenas a TV Band televisionou o Festival, e era praticamente como o carnaval carioca. Locutores, comentaristas e boletins ao vivo. Mas o impressionante era como até o comentarista (no caso, o Datena) não sabia nada sobre a tradição do Boi-Bumbá e a cultura parintinense em geral. O próprio admitiu sua ignorância e que no próximo ano estudará mais sobre este contexto. E eu me senti do mesmo jeito que ele naquele momento: "Não sei nada sobre essa cultura maravilhosa!". É mesmo uma vergonha nós aqui do sudeste ignorarmos um folclore tão rico.

Tudo era lindo naquelas apresentações: alegorias, coreografias, mulheres, torcida (a do Caprichoso parecia a torcida do flamengo!) e é claro a festa. Fora que ela dura horas a fio madrugada a dentro. Vale a pena conhecer mais um pouco dessa história, dessa cultura e desse povo! Com certeza o Festival de Parintins , comandado pelo Bois Garantido e Caprichoso é uma das maiores festas folclóricas do Brasil!

Assista os vídeos!
Leia mais nos blogs: Leituras e opiniões e Turismo e Variedades.

Nenhum comentário: