segunda-feira, 12 de maio de 2008

A greve dos rodoviários e o Desespero



E vou dizer mais!
Não é só "chato" ver as ruas vazias, os pontos de ônibus vazios, o comércio vazio, a tristeza (incomum) de uma segunda-feira vazia, como num conto de Stephen King. Tal como "Desespero".

Na ficção-terror, uma cidadezinha de mesmo nome, no meio do deserto de Nevada(EUA), é vazia e aterrorizante. A primeira vista, a impressão é de que todos fugiram e largaram seus pertences e afazeres de qualquer jeito. Mas a medida em que se adentra a "vila", o terror vai consumindo os mais corajosos e se revela cruelmente disfarçado. Até o momento em que se descobre que todos os moradores estão violentamente mortos! MEDO E DESESPERO. Mas, quem os matou?! - Isso, é claro, você só vai saber se ler o livro ou assistir ao filme(de péssimo gosto, por sinal. Entre o livro e o filme, sugiro o livro!).

Além de chato, é perturbador ver essa cena! Quem passava pelas ruas de Vitória hoje deve ter se sentido como um daqueles que foram obrigados(e eu não vou dizer o porquê!) a passar por Desespero. Porque pouquíssimas pessoas andavam nas ruas? Porque as escolas estavam vazias? Porque o comércio de rua estava fechado? Porque não havia motoristas de ônibus dirigindo ônibus nas ruas? Porquê?! "Quem os matou?".

O dia acabou pior do que quando começou. Não se descobriu nada! Não se resolveu nada! As ruas continuaram vazias e os estudantes e trabalhadores continuaram sumidos. Quando será o fim dessa situação? Por quanto tempo estaremos numa "cidade abandonada"? E os rodoviários? "Quem os matou?"

"Quando o sol se põe e um vento soturno começa a soprar, tudo pode acontecer. E é bem provável que logo se descubra o verdadeiro sentido da palavra desespero."
Stephen King

Se você não está afim de discutir sobre as "mazelas" da nossa vida, então MORRA! (ou se divirta) de medo com Stephen King. Sugestões:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Stephen_King"
http://www.terror24horas.com.br/criticas/critica_desespero.htm
http://www.cinepop.com.br/moviepop/stephenking.htm
http://www.bocadoinferno.com/romepeige/artigos/king.html
http://orgialiteraria.com/2007/02/it-stephen-king.html

Nenhum comentário: