quarta-feira, 28 de maio de 2008

Grito de luto!

Este blog se entristece com a notícia dessa última terça-feira(27/05/08): a morte do cineasta americano Sydney Pollack, vítima de um câncer. Aos 73 anos, filho de russos judeus, morreu em sua casa em Los Angeles, ao lado da família. A doença havia sido diagnosticada há nove meses e por causa dela abandonou a direção do filme para TV "Recount"* em agosto. Sua morte aconteceu um dia antes da estréia do filme.
* "Recount" ("Recontagem" - filme para TV produzido pela HBO sobre o famoso episódio da recontagem dos votos na Flórida durante a eleição presidencial americana de 2000.



Ok! Nós não somos um blog de cinema. Apesar desta que vos escreve ser uma apaixonada pela sétima arte, o GRITO! sempre remeterá àquilo que é de alguma maneira destaque no mundo das artes. Por isso não pretendo "escarafunchar" a biografia e a filmografia da história de Pollack (há muuuitos blogs e sites sobre cinema que o farão), mas sim, registrar nosso lamento - já que não gritamos apenas pelo que nos irrita, mas também pelo que nos encanta, fascina e merece nosso respeito.

Pollack, não era só diretor, era produtor, ator, roteirista, enfim, só falatava cantar e dançar! Uma perda lastimável. Lembrando: personalidades desse nível, polivalentes, são raras hoje. Ou melhor,a grande maioria são da "velha guarda", por assim dizer. Com certeza há pelo menos um filme muito bom (aqui adjetivado nesse termo para não dar margem a uma interpretação de crítica cinematográfica. Esta fica por sua conta e gosto!) que você não faz idéia de que teve um dedinho de Pollack no produto final.

Só para você se interessar mais por ele, aí vai uma dica de algumas de suas produções:
* "O Melhor Amigo da Noiva" (ator) - atualmente em cartaz e no qual interpreta o pai de Patrick Dempsey;
* "Conduta de Risco" (produtor e ator) - em 2008 deu à britânica Tilda Swinton o Oscar de melhor atriz coadjuvante;
* "A Intérprete" (diretor, produtor e ator) - 2005;
* "Cold Mountain" (produtor) - 2003;
* "O Americano Tranqüilo" (produtor) - 2002;
* "O Talentoso Ripley" (produtor) - 1999;
* "Sabrina" (diretor e produtor) - 1995, um fracasso;
* "A Firma" (diretor e produtor)- 1993;
* "Entre Dois Amores" (diretor) - com Meryl Streep e Robert Redford, recebeu sete Oscar, incluindo melhor filme e diretor;
* "Tootsie" (diretor, produtor e ator) - 1982, no qual Dustin Hoffman demonstrou todo seu talento no papel de uma mulher (diga-se de passagem, ele ficou igualzinho aquela sua tia chata,que parece um "traveco" que só aparece em dia de festa!) e que também rendeu a Pollack uma indicação ao Oscar.

Nenhum comentário: